UNO Setembro 2016

Introdução

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Após os encontros históricos entre Raúl Castro e Barak Obama, as relações entre os EUA e Cuba iniciaram uma nova era nas relações bilaterais, assim como nas relações de Cuba com o resto do mundo.

Estamos testemunhando uma nova era que tem gerado expectativas muito positivas sobre as possibilidades de abertura comercial e econômica do país. Um mercado praticamente inexplorado do qual emergem interessantes oportunidades de negócios para empresas que saibam identificar e propor negócios e investimentos rentáveis para as duas partes.

Testemunhamos uma nova era que tem gerado expectativas muito positivas sobre as possibilidades de abertura comercial e econômica do país

01_1No entanto, Cuba e seu ambiente institucional e empresarial não guardam semelhança alguma com nenhum outro país do mundo, e seu modelo econômico tem características particulares. Apesar do potencial de crescimento do país, o avanço do PIB não foi o esperado, e é inferior à média da região, com registro de declínio nas exportações de bens e serviços e diminuição das entradas em exportações tradicionais, como o açúcar, ou de produtos derivados do petróleo. O governo cubano, consciente da necessidade de impulsionar a economia, quer atrair investimentos estrangeiros para estabelecer um desenvolvimento econômico sustentável do país (US$ 2,5 bilhões por ano, segundo o ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca).

Com este número da UNO, tentamos nos aproximar desta nova fase, tanto política quanto econômica, vivida pela ilha, oferecendo diferentes pontos de vista e contribuições para a reflexão. Cuba tem relação estreita com a América Latina, e as empresas do continente, bem como a importante presença espanhola, podem desempenhar um papel de liderança e aproveitar seu posicionamento, se tiverem uma perspectiva abrangente, global e estratégica para implantar uma inteligência de negócios, de acordo com a realidade da ilha.

José Antonio Llorente
Sócio Fundador e Presidente da LLYC
Como especialista em comunicação corporativa e financeira, ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência assessorou numerosas operações corporativas – fusões, aquisições, desinvestimentos, joint ventures e colocação em bolsa –. É o primeiro profissional espanhol que recebe o prêmio SABRE Award de Honra pela realização Individual dos objetivos extraordinários - SABRE Award por Outstanding Individual Achievement - um prêmio a nível europeu, concedido pela The Holmes Report. Durante dez anos trabalhou para a firma multinacional Burson-Marsteller, onde foi Conselheiro Delegado. Atualmente é membro do Patronato da Fundação Euroamérica e da Junta Diretiva da Associação Espanhola de Acionistas Minoritários de Empresas Cotizadas. Pertence também ao Conselho Assessor de PME da Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas, à Junta Diretiva da Associação de Agências de Espanha, e ao Conselho Assessor do Executive MBA em Direção de Organizações de Serviços Profissionais organizado por Garrigues. José Antonio é Licenciado em Ciências da Informação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid, e especialista em Public Affairs pela Indiana University da Pensilvânia e pelo Henley College de Oxford.

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