UNO Maio 2016

A convergência do mundo físico e digital

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A integração entre o mundo digital e físico é uma das tendências comerciais atuais mais desafiadores e fascinantes.

O comércio eletrônico mexicano tem crescido significativamente, com aumentos porcentuais de dois dígitos nos últimos anos. Na América Latina, em termos de compradores e transações digitais, o México está em segundo lugar, logo atrás do Brasil. A situação para nosso país é muito positiva, já que estudos de tendências do setor indicam que nosso mercado ainda tem baixa penetração e mostra a maior taxa de crescimento esperado para os próximos cinco anos no comércio eletrônico na região. O potencial de negócios no México é enorme.

Nesse contexto, o consumidor nos desafia a inovar constantemente. Atualmente, ele utiliza várias maneiras de adquirir e receber seus produtos. Por exemplo, é possível comprar em uma loja física, pela internet ou em aplicações móveis, e receber sua compra em casa, escritório ou empresa. É possível preferir buscar suas compras em algum ponto conveniente ao consumidor.

O cliente claramente já mudou e continuará a mudar; não só à procura de produtos, mas de soluções para seu estilo de vida, de modo que a inovação e a criatividade são chave para ganhar sua preferência

Essa convergência está acontecendo na indústria graças a estratégias como as adotadas pelo Walmart do México e da América Central, orientadas a uma experiência de compras omnicanal. Isso significa que os clientes podem comprar o que querem, quando querem, como querem, e de qualquer lugar, com uma proposta de valor de acordo com suas necessidades

Os consumidores buscam experiências de compra em múltiplos canais, tanto em lojas físicas, como nos vários meios digitais, incluindo mídias móveis de comunicação e interação com as empresas.

O cliente deseja uma experiência omnicanal, seja à procura de informações, para comparar, comprar, ou ser atendido em múltiplos canais

O cliente claramente já mudou e continuará a mudar; não só à procura de produtos, mas de soluções para seu estilo de vida, de modo que a inovação e a criatividade são chave para ganhar sua preferência. Do mesmo modo, eles também procuram métodos de pagamento que lhes deem maior segurança e confiança. Tendo em conta que para 2019 se esperam mais de 8 milhões de compradores digitais para o mercado atual de 16 milhões na rede, um crescimento de 50% em apenas três anos, é indispensável considerar as necessidades e os desejos dos consumidores em todos os momentos.

05_1Por outro lado, o comércio eletrônico enfrenta dois grandes desafios no México. O primeiro é preparar as equipes de trabalho para a inovação contínua e a execução com alto senso de urgência. A segunda é desenvolver bases sólidas para permitir o crescimento do negócio de forma exponencial. O cliente deseja uma experiência omnicanal, seja à procura de informações, para comparar, comprar, ou ser atendido em múltiplos canais.

Nesse sentido, no caso do Walmart do México e da América Central, pretendemos continuar com o plano de expansão, seguindo com o crescimento de lojas acima do mercado e alavancando as unidades físicas e digitais para oferecer uma loja omnicanal. Isso nos permitirá criar uma experiência única de compras, aproveitando nossas fortalezas para oferecer a nossos clientes soluções e um catálogo ampliado.

A constante mudança, a inovação e a eficiência nos processos operacionais são fundamentais para que o comércio eletrônico possa crescer de forma exponencial, e a indústria possa explorar o grande potencial que existe no México. Esse negócio é altamente competitivo e exige que as empresas se transformem constantemente para atender às necessidades dos clientes.

[testimonial author=”Leticia Espinosa” avatar=”https://www.revista-uno.com.br/wp-content/uploads/2013/09/leticia.jpg” role=” -Diretora de Marketing e Costumer Insights para o e-Commerce do Walmart do México e da América Central” link=”https://www.revista-uno.com.br/staff/leticia-espinosa/”]

É responsável pelo desenvolvimento e pela implementação de campanhas de marketing voltadas para geração de demanda, vendas, rentabilidade, criação de mensagens e canais de comunicação, bem como a construção e o reconhecimento da marca das plataformas de e-commerce da companhia. Além disso, gera e analisa informações sobre os hábitos de consumo online e cria melhores práticas para o desenvolvimento de novos produtos e categorias, a fim de garantir que a experiência de compra online seja fácil, rápida e omnicanal. Tem 16 anos de experiência em liderança, planejamento e desenvolvimento de estratégias de negócios e marketing para marcas internacionais. É licenciado em marketing pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM) e tem pós-graduação em marketing digital na mesma universidade. [México] [/testimonial]

Leticia Espinosa
Diretora de Marketing e Costumer Insights para o e-Commerce do Walmart do México e da América Central
É responsável pelo desenvolvimento e pela implementação de campanhas de marketing voltadas para geração de demanda, vendas, rentabilidade, criação de mensagens e canais de comunicação, bem como a construção e o reconhecimento da marca das plataformas de e-commerce da companhia. Além disso, gera e analisa informações sobre os hábitos de consumo online e cria melhores práticas para o desenvolvimento de novos produtos e categorias, a fim de garantir que a experiência de compra online seja fácil, rápida e omnicanal. Tem 16 anos de experiência em liderança, planejamento e desenvolvimento de estratégias de negócios e marketing para marcas internacionais. É licenciado em marketing pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM) e tem pós-graduação em marketing digital na mesma universidade.

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