Modelo Peru: Um caminho para a inclusão financeira
A inclusão financeira é algo positivo. Maior inclusão financeira traz benefícios para o indivíduo, para a família ou para a empresa que o acessa e utiliza os serviços financeiros. Com eles, é possível utilizar melhor recursos, maneja-los intertemporalmente, proteger-se diante de eventos inesperados e investir para aumentar o fluxo de receitas e prosperar. Mais inclusão financeira representa mais estabilidade, mais crescimento e menos desigualdade. Não há inclusão econômica nem social sem a inclusão financeira. Assim, maior inclusão financeira beneficia a todos, aqueles que conseguem ser incluídos e os que já estão incluídos. Avançar na inclusão financeira exige uma maior e melhor oferta de serviços financeiros, junto com o desenvolvimento de maiores capacidades financeiras de usuários atuais e potenciais.
Tanto o Estado como o setor privado devem dar sinais claros de que têm interesse em promover a inclusão financeira
O Peru, por exemplo, conta com condições favoráveis para a inclusão financeira. O crescimento das microfinanças nas últimas décadas incluiu milhares de peruanos no sistema financeiro e promoveu o desenvolvimento social e econômico destas famílias e seu entorno, mas ainda há desafios a enfrentar: apenas 29% dos adultos[1] têm uma conta poupança e apenas 11% indicam ter um crédito formal.
Tanto o Estado como o setor privado devem dar sinais claros de que têm interesse em promover a inclusão financeira. No Peru, destacam-se a aprovação da Lei 29.985, que regula o dinheiro eletrônico como uma ferramenta para a inclusão financeira (2013) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (2015), que estabelece metas, planos de ação e responsáveis por alcançar a massificação do acesso e da utilização dos serviços financeiros de qualidade.
Ao esforço público unem-se os esforços do setor financeiro privado onde resultam atraentes o trabalho das vantagens da alta penetração da telefonia móvel. Neste contexto, nasceu o Modelo Peru na ASBANC, como uma iniciativa do setor financeiro privado para a inclusão financeira que reúne o Banco de la Nación, microfinanceiras e outros emissores de dinheiro eletrônico. E para implementar o projeto Modelo Peru nasceu o Pagamentos Digitais Peruanos (PDP), que desenvolve um canal inclusivo e interoperável, uma carteira que irá operar a partir de qualquer telefone, mesmo em computadores antigos e pré-pagos sem saldo.
Uso da telefonia móvel para a inclusão financeira
Por exemplo, em dezembro de 2015, começou uma das implantações mais importantes no caminho à inclusão financeira no Peru, um serviço destinado a mais de 10 milhões de adultos peruanos que hoje não têm acesso ao sistema financeiro e para aqueles que, em geral, vivem em áreas com oferta limitada, têm baixos níveis de educação, altos níveis de informalidade e são vulneráveis a diferentes situações, mas que são lutadores, querem melhorar suas vidas, as de suas famílias e seus entornos, podendo acessar a uma maior oferta de serviços financeiros.
O desafio no Peru é que o uso do dinheiro eletrônico seja adotado porque proporciona uma economia de tempo e dinheiro no dia a dia. Além disso, as pessoas reduzem sua vulnerabilidade ao ter acesso a uma conta poupança para ter capacidade de responder a um evento determinado, um pequeno crédito para impulsionar seus negócios pessoais, satisfazer as suas necessidades familiares ou ter acesso a um seguro que cobre diante de algum risco.
Uma maior inclusão financeira, um maior crescimento econômico, uma menor desigualdade nos países
Em suma, a implementação de uma estratégia global para garantir que milhões de pessoas tenham efeitos positivos em seu bem-estar, vivam melhor, contem com mais e melhores oportunidades para progredir, desenvolvam seus negócios e superem as adversidades são os objetivos e o propósito da inclusão financeira. Uma maior inclusão financeira, um maior crescimento econômico, uma menor desigualdade nos países. A inclusão financeira traz oportunidades para todos. E está aí a importância de promovê-la.
[1] http://datatopics.worldbank.org/financialinclusion/country/peru