UNO Março 2016

Modelo Peru: Um caminho para a inclusão financeira

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A inclusão financeira é algo positivo. Maior inclusão financeira traz benefícios para o indivíduo, para a família ou para a empresa que o acessa e utiliza os serviços financeiros. Com eles, é possível utilizar melhor recursos, maneja-los intertemporalmente, proteger-se diante de eventos inesperados e investir para aumentar o fluxo de receitas e prosperar. Mais inclusão financeira representa mais estabilidade, mais crescimento e menos desigualdade. Não há inclusão econômica nem social sem a inclusão financeira. Assim, maior inclusão financeira beneficia a todos, aqueles que  conseguem ser incluídos e os que já estão incluídos. Avançar na inclusão financeira exige uma maior e melhor oferta de serviços financeiros, junto com o desenvolvimento de maiores capacidades financeiras de usuários atuais e potenciais.

Tanto o Estado como o setor privado devem dar sinais claros de que têm interesse em promover a inclusão financeira

O Peru, por exemplo, conta com condições favoráveis para a inclusão financeira. O crescimento das microfinanças nas últimas décadas incluiu milhares de peruanos no sistema financeiro e promoveu o desenvolvimento social e econômico destas famílias e seu entorno, mas ainda há desafios a enfrentar: apenas 29% dos adultos[1] têm uma conta poupança e apenas 11% indicam ter um crédito formal.

10_1Tanto o Estado como o setor privado devem dar sinais claros de que têm interesse em promover a inclusão financeira. No Peru, destacam-se a aprovação da Lei 29.985, que regula o dinheiro eletrônico como uma ferramenta para a inclusão financeira (2013) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (2015), que estabelece metas, planos de ação e responsáveis por alcançar a massificação do acesso e da utilização dos serviços financeiros de qualidade.

Ao esforço público unem-se os esforços do setor financeiro privado onde resultam atraentes o trabalho das vantagens da alta penetração da telefonia móvel. Neste contexto, nasceu o Modelo Peru na ASBANC, como uma iniciativa do setor financeiro privado para a inclusão financeira que reúne o Banco de la Nación, microfinanceiras e outros emissores de dinheiro eletrônico. E para implementar o projeto Modelo Peru nasceu o Pagamentos Digitais Peruanos (PDP), que desenvolve um canal inclusivo e interoperável, uma carteira que irá operar a partir de qualquer telefone, mesmo em computadores antigos e pré-pagos sem saldo.

Uso da telefonia móvel para a inclusão financeira

Por exemplo, em dezembro de 2015, começou uma das implantações mais importantes no caminho à inclusão financeira no Peru, um serviço destinado a mais de 10 milhões de adultos peruanos que hoje não têm acesso ao sistema financeiro e para aqueles que, em geral, vivem em áreas com oferta limitada, têm baixos níveis de educação, altos níveis de informalidade e são vulneráveis a diferentes situações, mas que são lutadores, querem melhorar suas vidas, as de suas famílias e seus entornos, podendo acessar a uma maior oferta de serviços financeiros.

O desafio no Peru é que o uso do dinheiro eletrônico seja adotado porque proporciona uma economia de tempo e dinheiro no dia a dia. Além disso, as pessoas reduzem sua vulnerabilidade ao ter acesso a uma conta poupança para ter capacidade de responder a um evento determinado, um pequeno crédito para impulsionar seus negócios pessoais, satisfazer as suas necessidades familiares ou ter acesso a um seguro que cobre diante de algum risco.

Uma maior inclusão financeira, um maior crescimento econômico, uma menor desigualdade nos países

Em suma, a implementação de uma estratégia global para garantir que milhões de pessoas tenham efeitos positivos em seu bem-estar, vivam melhor, contem com mais e melhores oportunidades para progredir, desenvolvam seus negócios e superem as adversidades são os objetivos e o propósito da inclusão financeira. Uma maior inclusão financeira, um maior crescimento econômico, uma menor desigualdade nos países. A inclusão financeira traz oportunidades para todos. E está aí a importância de promovê-la.

[1] http://datatopics.worldbank.org/financialinclusion/country/peru

Carolina Trivelli
Gerente-geral de Pagamentos Digitais Peruanos
Economista, Mestre em Economia Agrícola pela The Pennsylvania State University, EUA, e Bacharel em Ciências Sociais com especialização em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Atualmente, atua como gerente-geral de Pagamentos Digitais Peruanos, é presidente do Conselho de Administração da Fundação Backus, membro do Conselho do Seminário Permanente de Investigação Agrária (SEPIA), do Conselho de Colégios Innova Schools, do Conselho Consultivo Internacional do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento do Peru (RIMISP), do Comitê Executivo CGAP (the Consultative Group to Assist the Poor) e integrante do Comitê Consultivo para Estimar a Pobreza e outros indicadores do país dependente do Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI). Ex-ministra de Desenvolvimento e Inclusão Social.

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