Democracia, Mercados, Empresas: Entre a Confiança e a Incerteza
Começamos esta UNO 11 celebrando dois novos prêmios para nossa revista: The Grand Award for Best of Magazines – Overall Presentation e o Gold Mercury Award no The Mercury International Awards 2012/13. Duas homenagens que reconhecem o trabalho de todos os colaboradores externos e internos da empresa que tornam possível a publicação da UNO.
A UNO#11 nos aproxima de questões-chave dos negócios globais: a necessidade de gerir a diversidade dos ambientes operacionais nos quais se desenvolvem as atividades de empresas, instituições financeiras e indústrias em ambos os lados do Atlântico.
O desafio do momento: gerir a diversidade de ambientes operacionais nos quais se desenvolvem os negócios das empresas, instituições financeiras e indústrias nos dois lados do Atlântico
Por um lado, na Península Ibérica, no contexto da situação que atravessa uma União Europeia com dificuldades para sair dos efeitos causados pela “Grande Recessão”, e onde é imperativo reforçar e aumentar a confiança e credibilidade das organizações que foram perdidas em seu ambiente operacional e entre os seus stakeholders.
Por outro lado, na América Latina, com todas as contradições e exceções, se vive o ciclo do desenvolvimento econômico virtuoso mais longo das últimas décadas.
Esta edição da revista UNO reflete o estado do debate sobre esta questão e as oportunidades e os desafios de gerenciar um ambiente tão complexo para a Alta Direção das empresas com interesses nos mercados de língua hispano-portuguesa na Ibéria e na América Latina. Ou seja, a identificação e dissociação dos principais riscos que devem ser abordadas no âmbito das relações com o regulador e o mundo da política, no campo das expectativas econômicas e o das exigências dos mercados, analistas, investidores e stakeholders, assim como em termos do exercício da função de gestão.
Espero que disfrute desta edição da UNO e que, na medida das suas possibilidades, suas matérias ajudem a navegar através dos desafios que testam a liderança corporativa que, por sua vez, deve encontrar o melhor delas mesmas para sair com sucesso do labirinto atual.