UNO Julho 2020

UNO + 1 Entrevista de José Antonio Llorente a Antonio Huertas

P. Alguns especialistas consideram que a pandemia que sofremos e estamos sofrendo colocou os líderes das organizações à prova, e até fala-se do surgimento de novas lideranças. O que você acha disso?

R. A pandemia nos testou a todos. Cada um, a partir de suas respectivas responsabilidades, teve que trocar o chip da noite para o dia e se adaptar a uma situação nova e inesperada. Como se costuma dizer no Vale do Silício, as empresas tiveram que construir o avião no meio do voo. A nova liderança não surgiu com a pandemia, mas é verdade que as tendências que já estavam em andamento se aceleraram, como a tomada de decisões horizontais ou a transição de uma visão mais focada em processos para outra mais focada nos resultados.

Também houve um esforço extra de comunicação, dentro e fora, para explicar tudo o que estávamos fazendo. Um anúncio do Financial Times diz: “Crises criam reputações”, algo com o qual concordo plenamente.

Eu mesmo acabei montando um pequeno estúdio de gravação em minha casa para conectar e gravar os vídeos que publicamos posteriormente em diferentes canais, entre outros, minha consulta semanal através das redes sociais para deixar uma mensagem positiva toda sexta-feira diante da pandemia, um compromisso que felizmente agora posso fazer quinzenalmente porque a urgência da situação, não a pandemia, diminuiu. Além disso, para citar outro exemplo, a cada 15 ou 20 dias, respondemos às perguntas que os funcionários nos fizeram de qualquer lugar do mundo, em um esquema chamado ask MAPFRE.

P. Como foi sua experiência pessoal no comando da MAPFRE? Como você lidou com a crise como gerente? Quais foram os aprendizados?

R. Nós tínhamos claras as três prioridades: proteger os funcionários e clientes, proteger os negócios e ajudar a sociedade. Incluímos uma pandemia como mais um caso no Manual de Crise e Continuidade de Negócios e, embora nunca tivéssemos aplicado na vida real até agora, sim que estava incluída nos cenários de estresse do Solvency II aos quais somos submetidos periodicamente pelo supervisor, e nós os superamos.

Com essa prioridade, em apenas alguns dias tínhamos 30.000 funcionários, mais de 90%, trabalhando a partir de suas casas em todo o mundo, algo impensável até agora. E conseguimos manter o serviço sem interrupções. Atualmente, recebemos mensagens de muitos funcionários e clientes, apreciando o cuidado que tomamos para nos proteger e a enorme sensibilidade que mostramos nessas semanas para ajudar aqueles que precisam de nós. Este é agora o nosso melhor cartão de visita, a reputação da empresa, porque a outra parte da confiança, a qualidade do serviço que prestamos, já fazia parte dos nossos atributos mais apreciados e mostramos que conseguimos mantê-lo mesmo nesses momentos complicados.

P. Das ações implementadas para enfrentar a crise, de quais você mais se orgulha?

R. Sentir-se orgulhoso como ser humano de algo com centenas de milhares de mortes no mundo é difícil, porque o que eu realmente teria gostado é que não tivéssemos que sofrer essa terrível pandemia que nos sai tão cara em termos de vidas humanas e recessão econômica na maioria dos países. Mas, sim como responsável pela MAPFRE, tenho orgulho de todos e individualmente cada um dos funcionários e profissionais da MAPFRE, que manifestaram seu compromisso com a empresa, com nossos clientes e com nossos valores, e que superaram o desafio apesar das dificuldades que enfrentamos. Especialmente de todos aqueles que, além de tudo, superaram seus próprios medos, estando próximos de clientes reparando uma emergência, apesar do próprio cliente poder estar infectado, como aconteceu em muitos casos. Obviamente, esse trabalho de consertar um oleoduto ou reparar uma queda de energia em uma casa com doentes, foi realizado com medidas extremas de prevenção.

A MAPFRE é uma empresa comprometida, temos uma sensibilidade em relação ao social que se reflete em tudo o que fazemos. Isso nos levou a mobilizar mais de 200 milhões de euros com várias medidas que foram muito relevantes, destinadas a ajudar clientes, fornecedores e PMEs e autônomos a superar um longo período de confinamento e retomar a atividade agora que é possível novamente. Além disso, a Fundação MAPFRE organizou em apenas duas semanas a maior campanha social de sua história em seus 45 anos de vida. A fundação está doando mais de 35 milhões de euros para que pessoas de quase 30 países tenham acesso a materiais médicos e de saúde, medidas de proteção ao emprego, protejam a inclusão social e promovam pesquisas sobre a vacina esperada contra esse vírus. Como exemplo deste último, destacar que há 150 pesquisadores de primeira linha trabalhando para o CSIC em doze linhas de pesquisa, graças aos 5 milhões doados pela Fundación MAPFRE.

Eu também acho notável, porque é um exemplo de inovação em colaboração público-privada para um objetivo de compromisso social, o fundo MAPFRE Compromiso Sanitario, com o qual financiamos o fortalecimento da saúde em Madrid com 50 milhões de euros para combater a Covid 19. Esse tipo de medidas marcam o caminho que pode ser feito no futuro para avançarmos juntos na reconstrução da economia.

P. Parece que as marcas que estão emergindo reforçadas com essa crise são as que deram um passo à frente e reforçaram seu compromisso com a sociedade. De fato, considera-se que a crise promoveu o chamado “ativismo de marca ou corporativo”, o que você acha?

R. No nosso caso, o que a pandemia fez foi cristalizar um compromisso que na MAPFRE vem de série. Por já sermos uma empresa social, não concebemos o negócio exclusivamente como busca de benefício financeiro. As empresas fazem parte do tecido social e devemos contribuir para o bem-estar das sociedades em que estamos enraizados, é assim que o vemos e como o vivemos. Mas não estou dizendo isso porque é uma moda passageira, ou porque a Business Roundtable dos CEOs mais influentes dos EUA a expôs alguns verões atrás, mas porque está no DNA da MAPFRE: assumimos a responsabilidade social corporativa pela primeira vez em nossos estatutos em julho de 1965.

Além disso, e digo isso para convidar à reflexão, os consumidores sabem cada vez mais como diferenciar empresas que fazem marketing social daquelas realmente comprometidas.

P. Estamos conversando sobre transformação digital há algum tempo, sem que finalmente se estabeleça em nossa sociedade. Você considera que a crise foi o acelerador definitivo para sua implementação, tendo em vista o funcionamento do teletrabalho, das transações on-line, etc.?

R. Nestes tempos, há muitas reflexões sobre o futuro do trabalho, novas tecnologias, robotização, inteligência artificial, etc. Estou convencido de que essa crise irá acelerar em vários anos as realidades tecnológicas que pensávamos ainda não estarem maduras para sua implementação maciça, e essa experiência nos mostrou que estão mais do que pensávamos. Mas vamos ser honestos, o que experimentamos com centenas de milhares de pessoas trabalhando a partir de casa, cuidando simultaneamente de crianças, em condições precárias, em muitos casos com produtividade um tanto artificial… isso diz muito sobre aqueles que tentaram, mas não é o trabalho remoto que estávamos procurando e que precisamos para avançar como sociedade. Foi uma solução urgente para uma situação de emergência, mas não foi uma solução ideal. Além disso, faltava algo essencial: o componente humano. Se a cadeia de relações de trabalho é simplificada ao máximo graças à tecnologia, reduzimos o valor da cadeia e eliminamos aspectos não materiais que são transcendentes e diferenciais entre as empresas. E aí o teletrabalho não alcança. Para gerar “valor social”, precisamos gerar valor social na empresa, e isso é conseguido humanizando mais a empresa, e não “empresariando” mais a casa.

Entramos em um estágio de nossa sociedade em que precisamos redefinir o modelo que queremos, alguns falam de um novo contrato social no qual colocamos em prática os aspectos que nos cercam, com a priorização que queremos. O dilema, portanto, não pode girar em torno do conceito de teletrabalho, da maneira como essa pandemia nos forçou, mas sim se queremos ou não fazer uma reflexão mais profunda sobre nosso modelo social e aproveitar para a pessoa o que a tecnologia faz possível, incluindo sua capacidade de criar valor para o conjunto através de sua contribuição individual no âmbito do trabalho.

P. Agora, entrando no que chamamos de “o novo normal”, quais serão as chaves que os gerentes devem levar em consideração nesse estágio?

R. Certamente, a melhor lição é que temos que colocar prioridades reais em seu verdadeiro lugar, a partir da centralidade das pessoas e do meio ambiente. Nosso desempenho continuará inspirado nos mesmos três princípios que nos guiaram desde o primeiro dia: proteger pessoas, funcionários, colaboradores e clientes, proteger os negócios, mantendo o serviço aos nossos clientes que sabem que a MAPFRE nunca falhará com eles e ajudar as sociedades, em todas as nas quais estamos, a superar essa terrível pandemia e seus efeitos econômicos associados.

Quero aqui mencionar expressamente a Ibero-América, região essencial para entender a MAPFRE hoje e na qual, na maioria de seus países, trabalhamos e investimos em seu desenvolvimento econômico e social há décadas. Na Europa, pensamos que a pandemia já passou, o que não é verdade, mas vivemos a realidade do vírus todos os dias na América Latina, que vive essas semanas com muita dor a perda de vidas humanas em muitas ocasiões, porque carecem de recursos suficientes para atender a todos os que se contagiam. Por esse motivo, a maioria dos 35 milhões de euros da Fundação MAPFRE está indo para lá, convertida em material médico na maioria dos casos com o objetivo de proteger seus profissionais de saúde e aumentar a probabilidade de cura dos infectados.

A MAPFRE é a Ibero-América e suas empresas esperam dos espanhóis e de suas empresas que estejamos especialmente próximos agora que eles mais precisam de nós. Já falei por outros canais e repito nesta entrevista: Somos a MAPFRE e a Ibero-América também é a nossa realidade, continuaremos lá para ajudar a sair da crise da saúde e para recuperar a atividade econômica.

P. Fala-se de uma nova normalidade na qual será dada maior importância a questões relacionadas ao bem-estar, segurança, confiança, atendimento aos idosos… tudo isso está intimamente relacionado ao setor de seguros, que mudanças você acha que esse deveria ser adotar para se adaptar ao novo contexto?

R. Realmente, se algo revelou esta crise, é que a saúde é realmente importante. O setor de seguros já desempenha um papel determinante nessa tarefa. A colaboração do seguro privado com a saúde pública durante esses meses tem sido exemplar, e insisto novamente, que o caminho da colaboração público-privada é talvez o caminho que devemos explorar cada vez mais como uma solução de país a longo prazo, e não apenas pensar na saúde, mas como um modelo saudável para o futuro de uma sociedade moderna, na qual os esforços são compartilhados entre todos aqueles que podem contribuir para a solução. Vamos pensar no grave problema das aposentadorias: todos os países têm dificuldades em atendê-las porque o problema de origem é comum: a abençoada longevidade crescente. Por esse motivo, todos confiam a renda futura de seus idosos a duas ou três fontes: pública, que gerou economia ao longo de sua vida profissional e, para quem pode, uma terceira pensão gerada pela economia individual de indivíduos. Na Espanha, temos um problema de sustentabilidade do modelo na medida em que, em termos de seus valores atuais, é muito grave. Concentrar mais de 95% do esforço para poder pagar futuras aposentadorias por um único lado, o público, vai significar, se não houver mudanças, que nossos novos aposentados nos próximos anos verão seu poder de compra significativamente limitado. Por esse motivo, é essencial conciliar as poupanças públicas e privadas e, nisso, o seguro é essencial para garantir o futuro econômico das pessoas.

P. Sem dúvida, estão chegando momentos muito complicados, com a incerteza de um possível surto, a grave crise econômica… Como você acha que será a evolução nos próximos meses? Você é otimista sobre como será a recuperação?

R. Estamos diante de uma crise de dimensões desconhecidas e, sem dúvida, há tempos difíceis pela frente. Estou especialmente preocupado com o emprego, porque é a essência do desenvolvimento, um subsídio atende a uma necessidade urgente, mas um emprego estável e de qualidade fornece uma base para a construção de um futuro. E no emprego, e já disse isso ocasionalmente, estou preocupado com uma geração duplamente punida pela crise atual e pela de 2008: os millennials. A crise anterior os expulsou abruptamente do mercado de trabalho, e eles sofriam as consequências da crise há 10 anos em termos de maiores dificuldades em retornar ao mercado de trabalho, extremamente precárias devido à natureza temporária do nosso modelo de trabalho e arrastando salários mais baixos em comparação com gerações anteriores. Agora eles voltaram a ser os primeiros a deixar o mercado, exatamente quando deveriam estar se preparando em empresas e instituições para substituir a liderança da geração anterior. Os mais preparados terão mais oportunidades novamente, mas aqueles que não forem suficientemente qualificados sofrerão muito se não desenvolvermos planos especiais para ajudá-los.

P. De uma maneira mais pessoal, como você passou o confinamento? Se houver, que coisas positivas ficam dessa experiência?

R. Todos nós tivemos que nos reinventar e estabelecer novas rotinas profissionais e pessoais. Uma experiência diferente em todos os aspectos, mas psicologicamente exaustiva quando é, como tem sido o caso, forçada. Do ponto de vista profissional, a experiência foi melhor para aqueles que já estavam razoavelmente preparados. Sempre fui bastante autônomo em minha gestão por muitos anos, usando plataformas que me permitiam trabalhar em mobilidade, viajar ou distribuir minhas ocupações em diferentes edifícios da MAPFRE, inclusive desde casa, e nesses tempos consegui manter a atividade sem qualquer contratempo. Além do trabalho, mantive contato com a família, pude continuar praticando esportes em casa e recuperei alguns hobbies que tinha abandonado um pouco, como cozinhar.

P. Na pandemia, vimos que a MAPFRE destinou 5 milhões de euros para apoiar os vários projetos que estão em andamento para entender o comportamento do vírus e acelerar o desenvolvimento de uma vacina. Existem avanços em relação à pesquisa?

R. Recentemente, foi publicado no jornal El País um relatório sobre o progresso das equipes do CSIC, como a liderada por Mariano Esteban para a obtenção de uma vacina. Não é um desafio fácil, mas estou confiante de que podem ser feitos progressos, não apenas porque uma vacina seria, sem dúvida, um grande sucesso global, mas porque a logística de uma vacinação global também será uma fonte potencial de conflito. Proteger toda a população do planeta contra a Covid19 exigiria dobrar a produção de vacinas ou até triplicá-la se fossem necessárias doses múltiplas. Por isso, é importante não negligenciarmos a pesquisa nacional e, na MAPFRE, temos muito orgulho em apoiá-la. É justo lembrar agora que o CSIC foi decisivo para o desenvolvimento da epidemia gerada pela SARS.

P. Em uma entrevista recente, você encorajou a romper com o “confinamento mental” e a sair do confinamento psicológico. Como você descreveria as consequências desse estágio?

R. O confinamento físico leva ao confinamento mental e isso deve ser interrompido, porque é necessário sair para entender o que está acontecendo na sociedade, entre nossos clientes. Não podemos ficar trancados em nossas casas, embora tecnologicamente seja possível levar uma vida quase normal. O ser humano é gregário e progrediu e prosperou ao longo da história quando se agrupou em comunidades e se ajudou mutuamente.

Além disso, observo uma contradição, o espanhol é muito sociável por natureza e essa condição nos levou a nos lançar massivamente (e às vezes de forma imprudente) nas ruas e locais de entretenimento, tudo para compartilhar com os outros, perdendo o respeito pelo vírus. No entanto, muitas vezes somos relutantes em voltar ao trabalho, por medo ou, às vezes, por comodidade. A proteção total não existe e nunca existirá; continuará a haver infecções, que podem ser atendidas por cuidados de saúde menos colapsados, como acontece todos os anos com o próprio vírus influenza. Retornar pessoalmente às nossas posições cara a cara não é apenas necessário, porque grande parte da atividade econômica exige que as pessoas cuidem de outras pessoas, mas também é o mais solidário que podemos fazer neste momento, os que temos a sorte de manter nosso trabalho. Não haverá novos clientes, inovação nem economia de proximidade se não retornarmos fisicamente às empresas. Ao ajudar nossas empresas e às auxiliares que as rodeiam a recuperarem músculos e capacidade, também estaremos abrindo caminho para uma saída para a crise em geral. E tudo isso é compatível com a flexibilidade do ambiente de trabalho e a mobilidade.

 

Antonio Huertas
Presidente da MAPFRE e da FUNDAÇÃO MAPFRE
Antonio Huertas é formado em Direito pela Universidade de Salamanca, ingressou na Mapfre em 1988 e desde 2012 ocupa o cargo de presidente da MAPFRE, e da Fundação MAPFRE desde 2014. Participa das principais instituições europeias de seguros e é patrono das principais fundações espanholas. É uma pessoa comprometida, pessoal e profissionalmente, com o desenvolvimento social e econômico sustentável e com a igualdade de oportunidades, bem como com a educação como base do progresso social. Sempre promoveu a inovação e o desenvolvimento tecnológico como um dos elementos diferenciadores da companhia.[Espanha]
José Antonio Llorente
Sócio Fundador e Presidente da LLYC
Como especialista em comunicação corporativa e financeira, ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência assessorou numerosas operações corporativas – fusões, aquisições, desinvestimentos, joint ventures e colocação em bolsa –. É o primeiro profissional espanhol que recebe o prêmio SABRE Award de Honra pela realização Individual dos objetivos extraordinários - SABRE Award por Outstanding Individual Achievement - um prêmio a nível europeu, concedido pela The Holmes Report. Durante dez anos trabalhou para a firma multinacional Burson-Marsteller, onde foi Conselheiro Delegado. Atualmente é membro do Patronato da Fundação Euroamérica e da Junta Diretiva da Associação Espanhola de Acionistas Minoritários de Empresas Cotizadas. Pertence também ao Conselho Assessor de PME da Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas, à Junta Diretiva da Associação de Agências de Espanha, e ao Conselho Assessor do Executive MBA em Direção de Organizações de Serviços Profissionais organizado por Garrigues. José Antonio é Licenciado em Ciências da Informação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid, e especialista em Public Affairs pela Indiana University da Pensilvânia e pelo Henley College de Oxford.

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